Explicando a estrutura da equipe de desenvolvimento de software 

Vivemos em um mundo moldado por desenvolvedores de software. Todos os dias, bilhões de pessoas em todo o mundo usam aplicativos, jogos, sites e outros produtos de software sem realmente pensar nas equipes que os criaram. Mas os stakeholders de empresas não podem ignorar as tendências de desenvolvimento de software.

O software empresarial desempenha um papel importante na obtenção do sucesso no mundo digital. Se sua empresa está procurando soluções de software para tornar as operações mais fáceis, você precisará se manter atualizado sobre as tecnologias emergentes no desenvolvimento de software e montar uma excelente equipe de desenvolvimento.

Explicando a estrutura da equipe de desenvolvimento de software

Os desenvolvedores e engenheiros de software têm uma piada interna: “Construir software é como construir catedrais; primeiro você constrói, depois você ora!” No entanto, reunir uma equipe de desenvolvimento de software com o conhecimento técnico adequado pode eliminar as incertezas do processo. Isso torna fundamental trabalhar com profissionais experientes e com experiência em produtos alinhados às últimas tendências de desenvolvimento de software.

O desenvolvimento de software é o que transforma ideias em produtos digitais tangíveis. É um processo que inclui idealização, criação, design e lançamento de software, além de fornecer suporte técnico contínuo aos usuários do software. Naturalmente, tais responsabilidades técnicas precisam ser cumpridas por especialistas em TI, por isso as empresas precisam montar uma equipe qualificada e atualizada com as tendências da indústria de software.

Em todo o mundo, as tendências de desenvolvimento de software indicam que as empresas gastam mais de 1 bilião de dólares em software empresarial todos os anos. Essas soluções de software ajudam as empresas a se tornarem mais eficientes, reduzindo custos e simplificando processos de negócios.

Quer se trate de um produto voltado para o cliente ou de uma ferramenta para uso interno, você deve entrar em contato com especialistas para ajudar a projetar soluções de software. De acordo com o TechReport, 84,7% das empresas de software são especializadas em desenvolvimento de aplicativos corporativos, então você terá muitas opções ao recrutar sua equipe de desenvolvimento de software.

Quais são os principais fatores que influenciam a estrutura da equipe de desenvolvimento de software?

Cada projeto de desenvolvimento de software é único. É por isso que você deve adaptar a estrutura de sua equipe de desenvolvimento de software de acordo com as metas e objetivos declarados de cada projeto e as tecnologias de tendência no desenvolvimento de software. Ao montar sua equipe de desenvolvimento de software, há quatro fatores principais que você deve considerar.

Vamos dar uma olhada em cada um deles.

Tipo de projeto e sua complexidade

É prejudicial montar uma equipe de desenvolvimento de software antes que a natureza do projeto seja esclarecida.

Antes de encontrar membros para a equipe, pergunte-se que tipo de produto de software você deseja. Se você está experimentando uma ideia nova e deseja apenas o software como prova de conceito, uma equipe menor de cinco membros ou menos será mais que suficiente. No entanto, se o seu produto for muito mais complexo, como um aplicativo de e-commerce pronto para o mercado com integrações de terceiros, você precisará de uma equipe muito maior.

À medida que o escopo de uma equipe de desenvolvimento de software aumenta, também aumenta o tamanho da equipe necessária. Os desenvolvedores de software vêm em vários tipos, de generalistas a especialistas, com desenvolvedores híbridos no meio. Um produto de software de nicho com funções muito específicas exigirá especialistas na equipe, enquanto um produto mais genérico pode ser criado por desenvolvedores generalistas e híbridos.

Orçamento de Desenvolvimento

Um bom software custa dinheiro. É um fato simples e quanto mais cedo você aceitá-lo, mais fácil será aproveitar ao máximo seu orçamento de desenvolvimento de software. Com os fundos disponíveis, você pode contratar desenvolvedores em tempo integral diretamente ou contratar os serviços de desenvolvedores de software terceirizados. Cabe a você decidir qual é o mais econômico para sua empresa.

Depois que um projeto de desenvolvimento de software tiver um orçamento alocado, você precisará encontrar maneiras de maximizar sua utilidade. Considere focar primeiro nos recursos de alta prioridade ou limitar o tamanho de sua equipe. Quando você tenta incluir muitos recursos ou contratar uma equipe grande sem planejar as funções de cada membro, suas despesas aumentarão.

É, portanto, aconselhável garantir que o orçamento, o escopo e a composição da equipe do projeto estejam perfeitamente alinhados antes de iniciar o processo de desenvolvimento de software.

Hora de desenvolver um projeto

Roma não foi construída num dia, nem um bom software. Apressar um projeto de desenvolvimento de software é uma maneira infalível de acabar com um produto com bugs que não funciona como deveria. Prazos iminentes são uma realidade com a qual toda equipe de desenvolvimento de software lida regularmente, mas o gerenciamento eficaz do tempo torna o processo de entrega do produto muito menos estressante.

Você deve considerar cuidadosamente o cronograma do seu projeto ao montar uma equipe. Se você tem uma pequena equipe de desenvolvimento de software, deve levar em conta que o projeto demora mais. Equipes de desenvolvimento maiores poderão concluir um projeto em menos tempo, mas essas equipes também precisarão ser gerenciadas de perto para garantir a coesão.

Às vezes, se você tiver um prazo muito curto para um projeto urgente, terá que contratar especialistas seniores para ajudar a obter resultados rápidos.

Tamanho do Projeto

No desenvolvimento de software, o tamanho do projeto refere-se ao número de recursos e funcionalidades que precisam ser adicionados ao produto. Quanto mais rico em recursos for um produto de software, maior se tornará o projeto. Isso significa que você deve contratar mais membros da equipe para concluí-lo com êxito.

Cada recurso adicional adicionado a um produto de software pode exigir um desenvolvedor especialista na equipe para garantir que funcione corretamente. Se sua equipe for formada inteiramente por desenvolvedores generalistas, talvez seja mais inteligente limitar o tamanho do projeto.

Existem duas maneiras de contabilizar o tamanho do projeto durante o desenvolvimento de software. Na primeira abordagem, você lista os recursos que deseja ver no produto final e depois contrata uma equipe para dar vida a essas ideias. Por outro lado, você pode primeiro montar uma equipe e depois definir quais recursos serão incluídos de acordo com a composição, especializações e capacidades da equipe.

Todos os fatores mencionados acima são essenciais na hora de montar uma equipe de desenvolvimento de software. Você deve começar a contratar desenvolvedores de software para um projeto somente depois que seu escopo, tamanho, orçamento e cronograma forem finalizados.

Estrutura moderna da equipe de desenvolvimento de software

Depois de ter uma compreensão clara de todos os fatores que influenciarão a composição da sua equipe de desenvolvimento de software, você estará quase pronto para começar.

Mas primeiro, você precisa decidir qual abordagem seguirá para o desenvolvimento de software. As duas abordagens mais comuns são o método tradicional, às vezes também chamado de método em cascata, e a segunda é o desenvolvimento ágil.

A abordagem escolhida adicionará clareza às funções exatas que sua equipe precisará preencher. Desde os codificadores que preparam a estrutura básica do software até os testadores que vasculham o produto final em busca de bugs, há muitas funções em uma equipe moderna de desenvolvimento de software que precisam ser preenchidas com profissionais competentes.

1 - Stakeholders

Nas equipes de desenvolvimento de software, os stalkholders são um elo vital entre engenheiros, desenvolvedores e clientes. Eles trabalham em estreita colaboração com o cliente para entender as necessidades do seu negócio e definir o escopo geral do projeto. A outra responsabilidade importante que os proprietários de produtos têm é monitorar o progresso da equipe de desenvolvimento.

O trabalho do proprietário do produto é agendar tarefas para os desenvolvedores, garantir que os cronogramas sejam cumpridos e também garantir que todas as entregas prometidas sejam cumpridas. Como principal ponto de contato para clientes e partes interessadas, os stalkholders precisam estar bem informados sobre o produto, o mercado e as necessidades de negócios do cliente.

2 - Gestor de projeto

O desenvolvimento de software é uma atividade baseada em equipe, e toda equipe precisa de um capitão para energizar seus esforços. Esteja você usando uma abordagem tradicional ou ágil, essa função de capitania pode ser preenchida por um gerente de projeto. Os gerentes de projeto são a força motriz da equipe de desenvolvimento de software e supervisionam todo o processo de desenvolvimento.

O gerente de projeto é responsável por atribuir tarefas aos membros da equipe com base em seus pontos fortes, permitindo a comunicação entre eles e outras partes interessadas importantes. É também sua função garantir que um projeto prossiga conforme planejado, de acordo com o orçamento e dentro do cronograma, com todas as entregas prometidas.

3 - Arquiteto de software

Projetar software é complicado, com muitas peças móveis e complicações imprevistas. Toda equipe precisa de um arquiteto de software para navegar pelas complexidades do desenvolvimento de software. Geralmente será o engenheiro de software mais experiente da equipe e supervisionará o restante do trabalho da equipe de desenvolvimento e tomará decisões executivas em relação ao design de software.

O arquiteto de software é quem seleciona quais ferramentas e plataformas a equipe utilizará para concluir o projeto. Uma de suas principais responsabilidades ao supervisionar a arquitetura e os componentes do software é garantir que o produto seja seguro, atenda a todos os requisitos técnicos e funcionais do cliente e seja relevante para as tendências atuais no desenvolvimento de software.

4 - Desenvolvedor de software

O corpo principal da sua equipe será formado por desenvolvedores de software. Esses são os membros da equipe cuja produção ajuda a criar o produto de software desde o início. Esteja você construindo uma solução de software totalmente nova ou fazendo alterações em uma solução existente, você precisará contratar desenvolvedores de software experientes para fazer o trabalho.

Cada equipe terá uma mistura de desenvolvedores. Existem desenvolvedores front-end que trabalham nas partes de um produto voltadas para o usuário. Existem também desenvolvedores back-end que trabalham no funcionamento interno de um aplicativo, escrevendo código e desenvolvendo algoritmos. Então, você tem desenvolvedores full-stack que podem trabalhar em qualquer função de desenvolvimento de software.

Seja qual for o tipo, um desenvolvedor de software de sucesso precisa ser tecnicamente proficiente e versado em uma variedade de linguagens de programação de computadores.

5 - Engenheiro de Teste de Software

É essencial que sua equipe de desenvolvimento de software inclua testadores se você deseja criar um produto que valorize os usuários. Os engenheiros de teste de software atuam como sua equipe de garantia de qualidade (QA) durante o desenvolvimento. Nas abordagens de desenvolvimento tradicionais, os engenheiros de teste conduzem testes no final do ciclo de vida de desenvolvimento de software (SDLC).

No entanto, ao seguir a abordagem ágil, os testes são conduzidos juntamente com outras abordagens de desenvolvimento em sprints curtos.

Como testadores de controle de qualidade, esses engenheiros precisam garantir que o software funcione de acordo com os requisitos do cliente. Eles identificam defeitos funcionais e não funcionais no software, reportando suas descobertas aos desenvolvedores e ajudando a refinar o produto em múltiplas iterações.

6 - Designer UI/UX

O designer UI/UX é um membro vital de toda equipe de desenvolvimento de software porque é responsável pela curadoria da experiência do usuário. Enquanto os desenvolvedores front-end se concentram nos aspectos funcionais dos recursos voltados para o usuário, o designer UI/UX tem controle sobre como os usuários irão interagir com esses recursos.

Um designer UI/UX cria a interface visual de cada software. Embora os desenvolvedores tenham que garantir que o produto seja funcional, os designers de UI/UX estão mais interessados em tornar o produto atraente e envolvente para os usuários finais. Eles precisam ter olho para o design, atenção aos detalhes e ser versados no uso de ferramentas de design.

7 - Engenheiro DevOps

Nenhuma equipe de desenvolvimento de software está completa sem especialistas em DevOps. O engenheiro DevOps garante a colaboração entre os braços de desenvolvimento e operacionais da equipe. Eles precisam ser bem versados tanto nos requisitos técnicos de desenvolvimento de software quanto nas necessidades de negócios do cliente.

Os engenheiros DevOps são os responsáveis pela manutenção contínua de um produto de software, mesmo após o término do ciclo de desenvolvimento. São eles que configuram pipelines para integração contínua e entrega contínua após a conclusão do software. Se um produto de software começar a exibir melhorias marcantes a cada iteração sucessiva, isso é um sinal de que seu engenheiro de DevOps está fazendo um bom trabalho.

Equipes de desenvolvimento de software X abordagens de desenvolvimento

Devido à natureza multifacetada do desenvolvimento de software, vale a pena considerar diferentes abordagens para descobrir qual delas funciona melhor para suas necessidades. Projetos com escopo menor podem se beneficiar de uma abordagem sequencial, mas se houver uma chance de aumento de escopo ou se o projeto tiver um escopo extenso para começar, então uma metodologia ágil funcionará melhor.

Existem várias diferenças importantes entre os métodos tradicionais (cascata) e os métodos ágeis.

Vamos olhar mais de perto.

 

Modelo Tradicional / Cascata

  • É mais adequado para projetos com escopo limitado e alterações mínimas
  • Não envolve muita participação do cliente além de aceitar as entregas
  • O teste é realizado após uma rodada de desenvolvimento
  • Segue um modelo de preço fixo
  • Gerenciamento de cima para baixo, com um gerente de projeto supervisionando os resultados
  • As equipes são maiores, sem limite superior

Desenvolvimento Ágil

  • O processo de desenvolvimento é dividido em sprints de duas a quatro semanas
  • Permite mudanças de escopo e se adapta a elas durante o processo de desenvolvimento
  • Requer entrada e participação do cliente em todo o SDLC
  • Os testes são realizados simultaneamente com o desenvolvimento
  • Os preços dependem do tempo e escopo do projeto e podem variar durante o SDLC
  • Os membros da equipe gerenciam a si mesmos, assumindo a responsabilidade por suas próprias entregas
  • As equipes são menores, com foco na coordenação e sincronização

Agora que você está familiarizado com as principais diferenças entre desenvolvimento em cascata e desenvolvimento ágil, você pode tomar uma decisão bem informada com base em sua abordagem antes de montar uma equipe de desenvolvimento de software.

Como construir uma equipe de desenvolvimento de software de sucesso?

Depois de montar uma equipe e escolher uma abordagem de desenvolvimento, tudo o que resta é dar à equipe o melhor ambiente possível para atingir seus objetivos. Liderar com sucesso uma equipe de desenvolvimento de software envolve planejamento cuidadoso, recrutamento inteligente e colaboração multifuncional. Para criar as condições para o sucesso no desenvolvimento de software, você deve seguir estas práticas recomendadas:

  • Incentive a comunicação transparente, eficaz e produtiva entre os membros da equipe.
  • Estabeleça metas e expectativas claras e deixe-as claras para todas as partes interessadas no projeto.
  • Capacite os membros da equipe para tomar decisões que apoiem os objetivos da equipe.
  • Contrate a combinação certa de desenvolvedores, incluindo generalistas e especialistas, para que cada membro se sinta confortável com sua carga de trabalho e atualizado com as últimas tendências em desenvolvimento de software.
  • Promova a coesão da equipe, construa confiança entre os membros da equipe e promova uma atitude de sucesso compartilhado.

Conclusão

As equipes de desenvolvimento de software desempenham uma função crítica, projetando as ferramentas digitais utilizadas pelos consumidores para se conectarem com as empresas. Investir em software empresarial é uma decisão de negócio acertada, especialmente para uma empresa que deseja possibilitar uma transformação digital em suas operações. Reunir uma equipe de desenvolvimento de software composta por especialistas para cumprir cada função ajuda a criar produtos que beneficiam tanto as empresas quanto seus clientes.

É necessário conhecimento técnico para criar um software popular e bem feito. Se você deseja desenvolver software para o seu negócio, você deve trabalhar com uma empresa conhecida pelo excelente desenvolvimento de software ponta a ponta, como a Nuai.

Desde aplicações web e móveis até soluções de software personalizadas, a Nuai vem ajudando empresas a atingir seus objetivos com soluções de software. Independentemente do seu setor, a Nuai pode ajudá-lo a desenvolver tecnologia de software que aumente o desempenho do seu negócio e encante os seus clientes.

Crie soluções de software de ponta para sua empresa com a Nuai

Deixe seu comentário:

Outros assuntos

Guia para o ciclo de vida de desenvolvimento de sistemas

Guia para o ciclo de vida de desenvolvimento de sistemas

Se você é um desenvolvedor ou gerente de projeto, compreender as metodologias SDLC mais atualizadas

Explicando a estrutura da equipe de desenvolvimento de software 

Explicando a estrutura da equipe de desenvolvimento de software 

Vivemos em um mundo moldado por desenvolvedores de software. Todos os dias, bilhões de pessoas

Como implementar um CRM personalizado: um guia passo a passo

Como implementar um CRM personalizado: um guia passo a passo

Começar um negócio é fácil, mas alcançar o sucesso pode ser um desafio. Para administrar

Agilidade em TI: A Chave para o Sucesso de Startups

Agilidade em TI: A Chave para o Sucesso de Startups

No mundo das startups, a evolução constante é uma necessidade, não uma escolha. Um time

Plataforma de Cursos com Foco na Metodologia de Aprendizagem Coorte

Plataforma de Cursos com Foco na Metodologia de Aprendizagem Coorte

A Collabro é uma plataforma de cursos coorte que conecta instrutores especialistas a quem deseja desenvolver seu conhecimento e crescer


✔︎ Infraestrutura moderna
✔︎ integração com Zoom

Pontos Importantes para Novos Produtos ou Serviços de Base Tecnológica

Pontos Importantes para Novos Produtos ou Serviços de Base Tecnológica

Investir em TI é essencial para a competitividade e a eficiência das empresas modernas. No

Simplifying IT
for a complex world.
Platform partnerships