Independentemente da escala, o desenvolvimento de software envolve sempre um investimento de recursos. Se a qualidade do produto final falhar, os recursos serão desperdiçados. Os fundos desaparecerão para sempre e os investidores perderão dinheiro, tempo, bem como lucros potenciais e, por vezes, até prejudicarão a sua reputação. É por isso que a garantia de qualidade é talvez o processo mais priorizado no desenvolvimento de software.
O que é garantia de qualidade no desenvolvimento de software?
A garantia de qualidade, ou simplesmente controle de qualidade, é um processo complexo que abrange várias etapas para garantir os padrões de qualidade exigidos. No desenvolvimento de software, esse processo envolve uma ampla gama de medidas e começa muito antes da escrita das primeiras linhas do código. Inclui o planejamento adequado do processo de desenvolvimento, bem como a avaliação, controle e teste da qualidade de um produto ao longo de sua criação. O controle de qualidade também cobre rotinas de otimização e relatórios que serão descritas posteriormente neste artigo, juntamente com outros componentes de garantia de qualidade.
O papel da garantia de qualidade no desenvolvimento de software
Pode-se dizer com segurança que a garantia de qualidade é de vital importância no desenvolvimento de software. É verdade não apenas por razões financeiras. Embora as prioridades de negócios sempre girem em torno do dinheiro, o controle de qualidade também protege a reputação. Um produto de software com qualidade inferior pode levar não apenas a perdas financeiras, mas também à perda de confiança de clientes e parceiros de negócios. Isso pode ser um golpe fatal para a startup ou para uma empresa.
Como resultado, os empresários apreciam muito a importância do controle de qualidade, especialmente na área de TI. Eles entendem que o tempo e o dinheiro gastos para garantir a qualidade de um produto de software são totalmente justificados. É muito importante encontrar e corrigir erros no software o mais cedo possível. Quanto mais tempo essas falhas permanecerem sem serem detectadas e sem solução, maior será o risco que elas representam e mais difícil será corrigi-las.
O papel do controle de qualidade no desenvolvimento de software é muito maior do que apenas testar e encontrar bugs. Vai além do controle de qualidade para o campo da metodologia. Em particular, a garantia de qualidade trata de meios e padrões para organizar o processo de desenvolvimento de forma a evitar o aparecimento de erros. Em outras palavras, os especialistas em QA pesquisam como satisfazer os requisitos do cliente e, ao mesmo tempo, eliminar possíveis vulnerabilidades e defeitos. Esta análise numa fase inicial de desenvolvimento evita muitos problemas que podem surgir em fases subsequentes.
O Processo de Garantia de Qualidade no Desenvolvimento de Software
Dada a sua grande importância, a garantia da qualidade não é realizada de forma caótica, mas como um processo estritamente especificado. Algumas pessoas familiarizadas com vários modelos de SDLC acreditam que o controle de qualidade é apenas uma etapa geralmente chamada de “teste” neste processo. No entanto, esse equívoco comum está longe da verdade.
Diferença entre Garantia de Qualidade e Controle de Qualidade
A garantia de qualidade se estende por todo o processo de desenvolvimento de software. Tomemos, por exemplo, um modelo convencional em “cascata” do ciclo de vida de desenvolvimento de software. Possui cinco fases ou estágios: análise, design, codificação, teste e operações. O objetivo do QA é garantir que todos os processos nessas fases sejam executados de acordo com os respectivos padrões de qualidade.
O teste do produto é tarefa do Controle de Qualidade (CQ), que por sua vez é um componente de uma extensa rotina de Garantia de Qualidade (GQ). É uma etapa crucial antes da implantação ou lançamento de um produto de software. No entanto, é necessário distinguir GQ e CQ.
O Controle de Qualidade se concentra em garantir a qualidade de um produto realizando testes, encontrando falhas e corrigindo-as. O QC também determina se o produto atende aos requisitos do cliente. Testes, correção de bugs, otimização e outros aspectos do Controle de Qualidade devem ser concluídos antes que o produto ou recurso passe para o estágio de implantação do processo de desenvolvimento.
A Garantia de Qualidade supervisiona os processos durante o desenvolvimento de software para evitar erros cumprindo padrões, implementando métricas de eficiência, realizando verificações, etc. Portanto, a principal diferença entre Garantia de Qualidade e Controle de Qualidade é que o controle de qualidade é mais extenso e orientado ao processo, enquanto o controle de qualidade é mais focado e orientado para o produto.
Padrões de controle de qualidade para desenvolvimento de software
Para tornar os requisitos de qualidade mais uniformes, os engenheiros desenvolveram regras e práticas específicas e rigorosas para serem aplicadas em vários setores. A International Standards Organization possui uma família de normas para gestão da qualidade rotulada ISO 9000. Dentro desta família, o documento ISO/IEC/IEEE 90003:2018 estabelece diretrizes específicas para a implementação da norma ISO 9001 para um sistema de gestão da qualidade na área de engenharia de software.
Técnicas mais comuns em controle de qualidade
Os especialistas em Garantia da Qualidade têm à sua disposição diversos métodos e processos estabelecidos. A título de exemplo, cinco das técnicas mais utilizadas no contexto do desenvolvimento de software são brevemente descritas a seguir.
1 - Estandartização
Esta técnica é usada para determinar se o produto, recurso ou processo satisfaz o padrão aplicado. Neste contexto, a norma em questão é normalmente a ISO 9001.
2 - Revisão do código
Esta atividade representa o “teste clássico” que visa encontrar bugs no código e é mais comumente associada ao controle de qualidade. Esta é uma das etapas cruciais para evitar que falhas se tornem problemas maiores nas fases subsequentes do ciclo de vida de desenvolvimento de software.
3 - Simulação
Esta técnica permite aos desenvolvedores observar como o programa simulado se comportaria em condições normais de trabalho. Isso é feito quando a construção do software não está fisicamente pronta, então um modelo virtual é criado.
4 - Teste funcional
Os especialistas usam essa técnica para ver o que a versão atual do software pode fazer no contexto das funções pretendidas.
5 - Teste de estresse
Como o nome indica, o teste de estresse tem como objetivo mostrar como o software pode lidar com situações que excedem os parâmetros normais de trabalho. Por exemplo, um dos cenários mais comuns é o desempenho de um aplicativo quando muitos usuários tentam acessá-lo ao mesmo tempo.
Ressalta-se que esta lista é meramente ilustrativa e não exaustiva. Muitas outras técnicas podem ser usadas para fins de controle de qualidade, incluindo auditoria, testes estáticos, análise de projeto, etc.
Ciclo PDCA no Desenvolvimento de Software
Um dos métodos de garantia de qualidade no desenvolvimento de software é o ciclo PDCA. É utilizado como um processo repetitivo de realização de alterações para melhoria e otimização de funcionalidades e produtos. O ciclo consiste em quatro etapas que se repetem até que todas as falhas sejam corrigidas. Os nomes das etapas compõem a abreviatura “PDCA”:
1 - Plano
Nesta etapa, os especialistas identificam o problema que deve ser corrigido. Se forem descobertos vários problemas, então devem ser estabelecidas prioridades. Cada problema ou falha é considerado uma oportunidade de melhoria. Em seguida, os especialistas definem os objetivos e traçam o curso de ação ideal. Eles definem o cronograma com prazos e designam executivos para realizar todas as tarefas definidas.
2 - Fazer
O plano está definido para ação. Os especialistas designados com as habilidades necessárias realizam todos os objetivos de acordo com o plano. Esse processo é monitorado e os dados são coletados para serem analisados posteriormente.
3 - Verificar
Agora, são analisadas as ações realizadas na segunda etapa e tiradas conclusões quanto aos resultados. Se essas ações não forem suficientes para alcançar melhorias, novos ajustes estão previstos.
4 - Agir
A etapa final é tomar uma ação com base na análise realizada na terceira etapa e em todos os dados coletados nas três etapas anteriores. Se o problema for resolvido, as medidas tomadas para corrigi-lo são registradas como solução para referência futura. Dessa forma, se um problema semelhante ocorrer no futuro, haverá uma maneira comprovada e detalhada de corrigi-lo. Se o problema persistir, o plano inicial e os objetivos são ajustados com base nos dados obtidos, e o ciclo se repete até que uma solução adequada seja encontrada.
No desenvolvimento de software, o ciclo PDCA não só leva à melhoria do produto, mas também aprimora os métodos existentes de Garantia e Controle de Qualidade. A documentação de problemas e processos auxilia na busca de novas soluções e na preservação de formas eficazes de encontrar e prevenir falhas. Também ajuda a ensinar especialistas sobre ferramentas e práticas de controle de qualidade recém-inventadas.
Benefícios da garantia de qualidade no desenvolvimento de software
Como o QA está focado em melhorar a qualidade de um produto de software, ele tem um imenso potencial de fornecer diversas vantagens tanto para os proprietários do produto quanto para os usuários. Vamos revisar os benefícios decorrentes de uma melhor qualidade.
1 - Maior eficiência
Um produto de software de alta qualidade funciona muito melhor do que outro de qualidade inferior. Isso significa que o software executa as funções pretendidas com mais rapidez, o que economiza tempo dos usuários e melhora a produtividade.
2 - Maior confiabilidade
O controle de qualidade garante que o produto final seja seguro para uso e possa suportar sessões prolongadas de uso ininterrupto, bem como condições de estresse. Por exemplo, um produto de software não travará sob cargas pesadas, o que evita a perda de dados ou outras consequências prejudiciais.
3 - Segurança aprimorada
A Garantia de Qualidade é essencial para fornecer a melhor proteção possível de dados confidenciais, que é um dos principais requisitos em todos os setores. Isto é especialmente verdadeiro para áreas como saúde, varejo e outras empresas que lidam com informações pessoais, pagamentos, etc. Por exemplo, a Garantia de Qualidade é responsável por tornar um aplicativo de software de saúde compatível com HIPAA. O controle de qualidade garante que os armazenamentos que contêm dados confidenciais sejam protegidos contra invasões e que a infraestrutura relacionada esteja segura contra ataques maliciosos.
4 - Funcionalidade aprimorada
Como resultado dos processos de controle de qualidade, o produto de software final deve ter todas as funções pretendidas conforme definidas nas especificações. A Garantia de Qualidade supervisiona a implementação adequada das funções e a correta integração do software em seu ambiente de trabalho, infraestrutura, redes, etc.
5 - Manutenção mais fácil
O controle de qualidade garante que o produto de software possa ser facilmente mantido e ajustado de acordo com as condições alteradas, se necessário. Mesmo quando um cliente necessita de um conjunto limitado de recursos de software, os especialistas em Garantia de Qualidade devem permitir a possibilidade de adicionar mais recursos no futuro. De acordo com as práticas de controle de qualidade, um produto de software deve poder evoluir e melhorar.
Todas as vantagens listadas levam a uma: beneficiar o seu negócio. Um produto de software de qualidade renderá mais dinheiro para seus proprietários. Será mais eficaz e fácil de usar, o que atrairá clientes mais fiéis. Além disso, um produto de software criado de acordo com padrões de qualidade promoverá os negócios de seus proprietários, conquistando respeito e construindo uma boa reputação.
Conclusão
Como você pode ver, a Garantia de Qualidade é uma parte crucial do processo de desenvolvimento de software. Devido à sua extrema importância, o QA deve ser realizado e gerenciado por especialistas altamente qualificados. Além disso, devem ser organizados em equipas estabelecidas com comunicação, relatórios e feedback eficazes, bem como equipamento especializado.
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